Arquitete você mesmo/Suéllen Barros

Arquitete você mesmo – moldura F.R.I.E.N.D.S

Sou suuuuper fã da série FRIENDS, posso assistir um zilhão de vezes e não me canso nunca. A série durou 10 anos e seu ultimo episódio foi ao ar no dia 6 de maio de 2004. Pois é, já faz 10 anos que esse seriado chegou ao fim….buááááá.

moldura friends (1)

Um dos meus sonhos de consumo era ter essa moldurinha amarela que esteve durante 10 anos na porta da Mônica e virou símbolo do seriado, eu cansei de procurar para comprar e quando achei era tão caro que acabei não comprando.

Como comprar não deu certo, passei para o plano B: fazer com minhas próprias mãos.

Eeeeee “voilà”! Deu certo!!!!

Vamos ao passo a passo:

Material:

  • Papel manteiga
  • Lapiseira e caneta
  • Estilete (que no final eu substitui por espátula de empurrar cutícula, rsrsrs)
  • Cerâmica fria – é similar a argila (comprei na Kalunga)
  • Água

Para fazer o desenho que servirá de gabarito eu coloquei uma folha A4 na tela do notebook e desenhei por cima, assim consegui manter a proporção das medidas da moldura original.

Com um rolo (eu usei o rolo do papel manteiga) abra metade da argila mais ou menos do tamanho de uma folha A4 e desenhe a moldura na massa.Para fazer o desenho na argila eu coloquei o papel manteiga por cima e fui delicadamente redesenhando com uma lapiseira, assim a argila ficou marcada.

Faça rolinhos com a argila

Coloque o rolinho sobre a argila seguindo o gabarito do desenho, sempre passando água pra umedecer a argila para que o rolinho cole na base e vá pressionando para que fique bem firme. A argila demora para secar, então pode fazer com bastante calma. Repare que assim que colei o rolinho na base ele ficou com um espaço vazio. Para resolver isso basta molhar e ir moldando, empurrando um pouco de argila para baixo. Eu usei a espátula de cutícula, achei que deu super certo. Depois de três horinhas……olhem o estado das minhas mãos…rsrsrsMãos sujas e moldura quase pronta
Corte a base contornando toda a moldura, novamente usei a espátula de cutícula, achei melhor cortar com ela do que com o estilete, era mais fácil de fazer os cantinhos. E aí está ela! Deixei secando por 4 dias Para pintar usei pincel macio e tinta acrílica, talvez fosse mais fácil com uma tinta spray, mas já tinha essa em casa e quis aproveitar  O pincel macio é importante para que a pintura não fique marcada e sempre molhe o pincel antes de passar a tinta, fica mais fácil de pintarDei duas demãos de tinta. Detalhe para o que eu estava assistindo durante a pintura da moldura….F.R.I.E.N.D.S claro…rsrs Prontinho! Agora sim moldurinha linda para enfeitar meu querido lar. O próximo passo é colocar olho mágico na porta de entrada e pendurar ela lá, igual no seriado.In love com essa coisa fofa que eu fiz , é muito gostoso ver um trabalho pronto de algo que quero a tanto tempo.
moldura friends (20)

Espero que vocês tenham gostado, e aproveitem que temos mais um feriado a vista para colocar a mão na massa. 😉

Arq. Suéllen Barros

Update: muitas pessoas me pediram pra postar a imagem que usei como base, aí esta ela. 😉

moldura friends

Desenho Moldura

40 pensamentos sobre “Arquitete você mesmo – moldura F.R.I.E.N.D.S

  1. Guria, tu salvou a minha vida! Rsrsrs. Há tempos quero essa moldura para colocar na minha porta e não achava para comprar!!!! Agora vou tentar fazer. Não sei se terei a mesma aptidão que tu, mas vou arriscar. FICOU DEMAIS!!!! Obrigada mesmo. Tu deveria vender!!!

  2. Uma pergunta! Sobre qual imagem tu fez o desenho? Dei uma olhada no google imagens e não achei nenhuma tão boa quanto a que tu parece ter usado, nem no tamanho adequado. HELP que agora enlouqueci, preciso fazer essa moldura pra ontem.

    • Oi Maria Clara. O tamanho do original eu nao sei. Fiz proporcional pela foto e o meu ficou com 22cm x 18cm. Quando vc fizer manda uma foto pra gente ver como ficou. Bjinhos!

  3. Boa noitee! você poderia por favor postar o desenho/gabarito da moldura? obrigada! ps: FICOU LINDO DE MORRER ❤

  4. Oi, obrigada por ter mandado e imagem por e-mail, és uma fofa!!!!!!!
    Mais uma pergunta!!! Um pacote de argila é suficiente?

  5. Nossa achei muito legal. Se me permite irei postar um link do seu post no meu blog. Parabéns ficou muito lindo!!

  6. O melhor tutorial que eu achei (e olha que eu procurei muuuito).
    Comprei a porcelana fria ontem e a tinta *-* Só esqueci o papel manteiga hahaha.
    Eu não sei se é muito abuso pedir isso, mas você (ainda) teria o desenho que você fez da moldura no papel manteiga? Porque tentei copiar da foto e não ficou muito bom não 😀 Pode ser mesmo em tamanho pequeno, só pra eu ampliar e conseguir o desenho mais exato ^^

    • Oi Cynthia, fico super feliz em saber que você gostou do tutorial. Espero que a sua moldurinha fique linda. Achei o meu desenho sim…uhuuuuu….vou mandar no seu e-mail. Bjinhos

  7. Meniiiiiiiiiiiiinas. Fico imensamente agradecida pela atenção que vocês me deram via email. São umas lindas mesmo ❤
    Minha moldura ficou prontinha e perfeita! Deu um trabalhão, mas valeu super a pena. Enviei um email com as fotos.

    • Oi Cynthia!!! Ficou muito legal mesmo….e você pintou a porta também!!! Que legal, queria muito uma porta roxinha…rsrsrsrs. Todo mundo que vai lá em casa repara na minha moldura e dá um orgulho dizer que a foi a gente que fez né? Um beijão! #FRIENDSLOVERS

  8. Nossaaa que lindaaaaaa!!!!! Sou super fã de friends, tenho tatuagem, tenhos posters, mais na decoraçao ainda falta a moldura, também pesqusei pra comprar e aiiii desisti =\

    Mas quando vi a que você fez =O, fiquei apaixonada, parabéns você é uma artista. Estava pesquisando ideias diferentes de decoraçao para a minha casa nova e acheii a maioria que eu e meu noivo vamos fazer aqui no seu blog.
    Poderia me mandar o desenho do papel manteiga, estou louca para fazer!! Muitooooo obrigadaaaa

    Mil bjosss ^^

  9. Menina, como você é caprichosa!
    Tinha visto um vídeo mas do seu modo me pareceu bem mais fácil. Espero que fique tão linda quanto a sua *-* Abraços

  10. Ai, não consegui fazer de jeito nenhum… 😦 Tive que tentar usar massa de biscuit, porque não achei a argila aqui onde moro, e a massa seca rápido demais, não consegui moldar de jeito nenhum…
    Faz para vender, please?!?!?! 🙂

    Bjos…

  11. Olá, nossa sua moldura ficou linda 🙂 !!! Eu adoro os Friends e agora fiquei com vontade de fazer também. Você poderia enviar o desenho para mim também? Não sei porque, mas quando clico na foto não fica tão grande quanto a sua. Muito Obrigada

    • Olá Thaianny. O tempo depende um pouco se está calor ou não. A minha eu esperei uma semana mas foi mais porque eu não tive tempo de pintar antes. Acho que uns 4 dias já estava bem seca.

Deixe um comentário

