Advana Silva/Interiores

Dicas para projetar sua Cozinha! Parte 2

Na segunda parte do post Dicas para projetar sua cozinha!, vamos falar sobre a diferença de móveis modulados, móveis planejados e os materiais mais usados.

Móveis modulados = móveis feitos com peças pré-fabricadas com medidas padrões;

Os móveis modulados possuem tamanho padrão, sendo assim nem sempre ficarão no tamanho ideal, desta forma podemos ter perda de espaço. A vantagem é a forma de produção e fixação de tamanhos e padrões, o que possibilita a produção em série. A desvantagem é que nem sempre atende as necessidades do cliente, pois precisa adaptar seus desejos às limitações do modulado, embora possa surgir resultados bem legais.

Modulados

Móveis planejados = móveis feitos sob medida para o ambiente, sem padrão;

O grande benefício do móvel planejado é que ele é dimensionado e construído na medida exata da sua necessidade, ou seja, é algo feito exclusivamente para você,  de acordo com suas necessidades reais, seja ela qual for, colocar um fogão embutido, panelas e utensílios de variados tamanhos, objetos de decoração, preenchimento de todos os cantos. Sendo assim, você pode ajustar o móvel em qualquer tamanho ou espaço e tudo com conforto e segurança, sem que sobre espaços indesejados ou que o móvel ocupe espaço além do necessário.

planejada

Preço

Os móveis planejados tem um custo mais elevado e demoram mais para serem entregues, já os modulados não tem essa flexibilidade de adaptação o que justifica o prazo mais curto e o valor menor.

Outra coisa que sempre temos dúvidas é sobre os materiais, quais as diferenças, qual devemos usar, o que é mais indicado? Abaixo algumas dicas bem bacanas que vão te ajudar!!!

Materiais

Os materiais mais usados pelos fabricantes são os MDF e MDP, embora em algumas marcenarias menores ainda podemos encontrar compensados e aglomerados.

MATERIAIS1

MDF:  É muito usado em peças frontais , fundos de móveis, laterais e fundos de gavetas.  As medidas encontradas variam de  chapas de 2,75 x 1,83 m e as espessuras vão de 3 a 30 mm. Tem facilidade em trabalhos em baixo-relevo, entalhes e usinagens (cortes bem acabados com diferentes formas), tem boa resistência na aplicação das ferragens; e a alta resistência a empenamentos. Tem espessura a partir de 3 mm, contra 9 mm mínimos do MDP.Comporta pintura simples e laqueada, laminados e impressões.

MDP: É usado em portas, prateleiras, divisórias, tampos retos e laterais de móveis e gavetas. Menor absorção de umidade se comparado ao MDF; boa aderência da tinta na hora de pintar; e o preço mais em conta. Mas é preciso ficar atento: muitos vendedores afirmam que o MDP é exatamente o mesmo material que o aglomerado, o que não é verdade. A medida mais encontrada é 2,75 x 1,84 m e as espessuras variam de 9 a 28 mm. Aceita pintura simples e laqueada, laminados e impressões.

Aglomerado:  É usado para compor portas, laterais de móveis, gavetas e prateleiras, porém somente com ferragens específicas para o material. Comparado ao MDF e ao MDP, tem menores chances de empenar, pois recebe menos pressão na fabricação, mas não suporta tanto peso quanto o MDP. A medida mais comum é 2,75 x 1,83 m e as espessuras variam de 8 a 40 mm.  Aceita bem pinturas e vernizes, mas não os laminados, pois sua superfície não é tão lisa e uniforme quanto a do MDF ou MDP.

Compensados: As chapas de compensado são as madeiras industrializadas mais antigas, apesar de ser muito resistente e durável, depois do advento do MDP e do MDF, o compensado perdeu espaço por ser mais caro e menos sustentável. Recebe pinturas e vernizes, mas, se o revestimento for laminado, corre o risco de apresentar bolhas com o passar do tempo. A medida mais comum é de chapas de 2,20 x 1,60 m. Os multilaminados de 3 a 6 mm de espessura possuem três lâminas, e os de 8 a 18 mm (foto), cinco. Uso: móveis e painéis divisórios.

Com todas essas informações ficou mais fácil escolher qual o melhor para sua cozinha. Se ainda ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário aí em baixo!!!

Até mais!

Arq. Advana Silva

Fonte: casa.com.br, imagens da internet

Anúncios

Um pensamento sobre “Dicas para projetar sua Cozinha! Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s