Advana Silva/Design

Dicas para projetar sua Cozinha! Parte 1

Hoje o post é especial sobre Cozinhas, vamos dar algumas dicas que você deve se atentar na hora de projetar sua cozinha. Para começar alguns parâmetros básicos:

Modelo medidas ideais

– a altura usual para a bancada da pia é de 90 cm;

– a base de alvenaria abaixo dos armários pode variar entre 15 e 20 cm, já o recuo fica entre 10 a 20 cm para facilitar a limpeza e manter o conforto dos pés;

– os armários baixos devem ter cerca de 60 cm de profundidade, os armários altos devem ser recuados variando entre 35 a 40 cm e devem estar numa altura de 60 a 70 cm da bancada;

– a coifa deve manter uma distância máxima de 80 cm do fogão, variando de acordo com o fabricante, acima de 80 cm a sucção torna-se insuficiente;

Lembrando que são apenas parâmetros para seguir, e não medidas exatas, pois cada caso é um caso. É importante pensar que tudo deve ser feito para o seu maior conforto e praticidade, então se você tem uma estatura um pouco mais alta, pode aumentar o tamanho da bancada para que você fique confortável. A seguir uma tabela que vai ajuda-los:

Tabela altura bancada

A área do fogão merece uma atenção especial, é onde se concentra mais gordura e sujeira, sendo assim é mais indicado usar um revestimento diferente nessa área, algo liso que seja fácil de limpar, rejuntes e superfícies detalhadas dificultam a limpeza, o ideal é vidro, aço inox, cerâmicas grandes ou mesmo uma pintura diferente, evitem as pastilhas!!!

Cozinha6

Neste caso foi usado o vidro, fica lindo e é super fácil de limpar!

As gavetas devem ser pensadas de acordo com sua necessidade, algumas para talheres outras panos e utensílios, cada qual necessita de uma altura diferente, vale a pena investir em divisórias e compartimentos que irão facilitar sua vida.

Assim fica fácil manter a cozinha arrumada!

Assim fica fácil manter a cozinha arrumada!

gavetas divisórias2

O microondas ou forninho não pode ficar muito alto, para facilitar o manuseio e a visualização dos pratos e evitar acidentes, mantenha-o no máximo 1,40 m acima do piso.

Cozinha2

 Por hoje é só pessoal, em um próximo post sobre cozinhas, vou falar sobre materiais e cores e também estou preparando um material super bacana sobre como reformar e renovar sua cozinha sem aquela bagunça de obra. Agora uma seleção de cozinhas inspiradoras para todos os gostos, bolsos e tamanhos!!!

Cozinha1

Cozinha3

Cozinha4

Cozinha5

Cozinha7

Cozinha8

Cozinha9

Cozinha10

Cozinha11

Cozinha12

Cozinha13

Cozinha14

Cozinha15

Cozinha16

Cozinha17

Cozinha18

Cozinha19

Cozinha20

Esperam que tenham gostado das dicas, qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar nos comentários, ficaremos felizes em responder!!!

Até mais!!!

Arq. Advana Silva

Anúncios

6 pensamentos sobre “Dicas para projetar sua Cozinha! Parte 1

  1. Amei, em especial a dica sobre área do fogão super gostei do vidro ,fácil de limpar e deu toque especial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s